sábado, 24 de outubro de 2009

Adoniram Barbosa




Vasculhando algumas fotos antigas achei esta que fiz de Adoniram na década de 70. Aproveito para postar um texto que minha mulher Cristina fez para o Guia do Bixiga e não foi publicado na íntegra por falta de espaço:

Filho de imigrantes italianos de Veneza, Adoniram Barbosa nasceu João Rubinato em 6 de julho de 1912, no interior. Como todos os patrícios, dá duro desde cedo em inúmeras ocupações para ganhar a vida.
Aos 22 anos, quando vem tentar a vida em São Paulo, já compõe algumas músicas; participa inúmeras vezes do programa de calouros de Jorge Amaral, até emplacar com o samba Filosofia, de Noel Rosa, em 1933. É contratado para um programa semanal de 15 minutos, e passa a usar o nome artístico de Adoniram Barbosa, homenagens a um amigo de boemia e ao sambista Luiz Barbosa.
Em 1934 compõe a marchinha DONA BOA em parceria com J.Aimberê, vencendo concurso carnavalesco da Prefeitura de São Paulo. Em 1941, foi para a Rádio Record, onde fez humorismo e rádio-teatro, criando tipos inesquecíveis como Pernafina e Jean Rubinet, entre outros. Em 1955 estreou o personagem Charutinho, seu maior sucesso no rádio, no programa História das Malocas. Estréia no cinema em 1945 com Pif-Paf, tendo seu melhor desempenho no filme O Cangaceiro, de Lima Barreto, produzido pela Vera Cruz em 1953. Participou também das primeiras telenovelas da TV Tupi.
Compõe inúmeras músicas de sucesso, como Samba do Ernesto, Trem das Onze, Saudosa Maloca, quase sempre gravadas pelos Demônios da Garoa. As músicas Malvina e Joga a Chave foram premiadas em concursos carnavalescos de São Paulo.
O reconhecimento ao seu talento veio definitivamente em 1973, quando grava seu primeiro disco, e passa a ser respeitado como grande compositor.
Adoniram Barbosa sempre conviveu de perto com a boemia, que exaltava com bom humor em suas canções, juntamente com seu amor por São Paulo e em especial pelo bairro do Bixiga, do qual era assíduo freqüentador. O Bixiga é retratado e cantado em muitas de suas músicas, dando voz àqueles que nunca tiveram espaço na metrópole. O bairro o adotou como filho ilustre, dando seu nome à uma famosa rua, e na Praça Dom Orione foi colocado um busto do compositor.



SAMBA NO BIXIGA
Adoniram Barbosa

Domingo nóis fumo, num samba no bixiga
Na Rua Major, na casa do Nicola
À mezza notte o'clock, saiu uma baita duma briga
Era só pizza que avoava, junto com as brajola
Nóis era estranho no lugar
E não quisemo se meter
Não fumo lá pra brigar
Nóis fumo lá pra comer

Na hora H , se enfiemo debaixo da mesa
Fiquemo ali de beleza, vendo o nicola brigar
Dali a pouco escuitemo a patrulha chegar
E o sargento Oliveira falar :
"Num tem importância , vou chamar duas ambulância !"
Calma pessoar ! A situação aqui tá muito cínica !
Os mais pior vai pras clínicas

Em tempo: você sabe quem criou a expressão "Nós viemos aqui para beber ou para conversar?"
Adoniram Barbosa é claro!

2 comentários:

  1. Nossa foi mesmo o senhor que tirou esta foto? Ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Uma curiosidade desta foto: eu tirei num belo dia de sol na "Lagoa dos Patos", um parque que tem no início da Av. Morumbi, perto da Av Cidade Jardim. Ele deu uma "canja" no anfiteatro que tem no fundo do parque. Este anfiteatro era todo rústico, na terra mesmo. Não sei como está atualmente...

    ResponderExcluir