quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Largo da Memória em três tempos

O Obelisco do Piques é o monumento mais antigo de São Paulo. Foi erguido em 1814 na entrada estratégica da cidade. Era por ali que os tropeiros vindos do oeste (Sorocaba, São Roque, Cotia) davam água aos seus animais e pernoitavam na estalagem e hospedaria de Antonio Manuel Bexiga.



Militão Azevedo nasceu no Rio de Janeiro em 1840 e veio para capital paulista quando tinha pouco mais de 20 anos. Em 1862, começou a fotografar a cidade e uma de suas mais conhecidas fotografias é a do Paredão do Piques acima.



Para o Centenário da Imdependencia em 1922, o arquiteto Victor Dubugras reurbanizou o local, dando um estilo Art Nouveau com escadarias de granito.



Em 2005 fotografei o Largo que apesar de bem cuidado não tem o devido respeito pela população.

Clique nas fotos para ampliá-las.

2 comentários:

  1. O patrimônio histórico de uma localidade só ganha significado se a gente contextualiza. Será que ´se houvesse um painel do lado contando a trajetória do obelisco as pessoas não paravam pra pensar?

    ResponderExcluir
  2. Tem toda razão. Difícil vai ser convencer os garotos que estavam fumando crack e aqueles dois da direita (que ficaram arredios quando saquei a máquina fotografica)dessa importância. Um dia a gente chega lá!

    ResponderExcluir