Recebi este anuncio retirado de um almanaque com a data 05/05/1941 escrita a mão. Inicialmente pensei que a data estaria errada pois as informações que tenho da família é que a Cantina Roperto só veio para a Rua Treze de Maio em 1942. Meu tio-bisavô Caetano Roperto manteve a antiga Cantina Roperto na rua Barão de Itapetininga até 1940.
Meu cunhado Carlos Oka lendo o restante das matérias reparou que fazia menção ao ministro da Educação, Dr. Gustavo Capanema e a promulgação da lei de Organização Nacional dos Esportes. Isso corroborou a data manuscrita acima da folha pois se trata de assunto de 1941. Leia abaixo texto sobre a promulgação da lei e clique sobre a imagem acima para ampliá-la.
No sentido de controlar, disciplinar e promover a prática desportiva, o governo getulista aprova a primeira lei orgânica para o esporte em 1941, responsável pela instituição da estrutura administrativa que centralizará as definições e diretrizes das políticas de esporte até o final dos “anos de chumbo”, o Conselho Nacional de Desporto (CND), vinculado ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Outro objetivo da criação de leis orgânicas para o desporto, além de discipliná-lo, foi o de constituílo como “expressão da cultura e energia nacionais”.
RESENHA
MANHÃES, Eduardo Dias. Políticas de esportes no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. 244p.
HUGO LEONARDO FONSECA DA SILVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário