quinta-feira, 13 de maio de 2010

Exposição comemora 30 anos do Museu Memória do Bixiga

Dando início às comemorações dos 30 Anos de fundação do Museu Memória do Bixiga, o Espaço Cultural Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 - Piso Térreo) realiza no período de 17 a 29 de maio de 2010 uma exposição reunindo um rico acervo de fotos e documentos que registram boa parte da história da imigração italiana em São Paulo, além de uma grande variedade de objetos utilitários, rádios antigos e brinquedos que pertenceram aos primeiros moradores do bairro.

Na ocasião será prestada uma homenagem a Adoniran Barbosa, assíduo freqüentador do Bixiga, pelo centenário de seu nascimento, com a exposição de alguns objetos pessoais que foram doados ao museu pela família do compositor.


Campanha pela revitalização do museu


Fundado em 1981 por Armando Puglisi, o ?Armandinho do Bixiga?, e Paulo Santiago, o Museu Memória do Bixiga, instalado na Rua dos Ingleses, 118, quase em frente ao Teatro Ruth Escobar, em uma uma casa tombada pelo patrimônio histórico, é considerado o primeiro museu de bairro da cidade.


Após o falecimento de Armandinho, seu idealizador, o museu passou a enfrentar sérias dificuldades, até fechar as portas em 2008. Como o processo de deterioração do imóvel e do acervo vinha se agravando, um grupo de moradores e simpatizantes do bairro sugeriu a formação de uma nova diretoria, que assumiu em dezembro de 2009, com o objetivo de ajudar na recuperação desse importante patrimônio cultural da cidade.


Rumo aos 30 anos


Em 2011, quando o Museu Memória do Bixiga completará 30 anos de sua criação,
também será comemorado o "Ano da Itália no Brasil". Portanto, tornou-se prioridade a recuperação do único local dedicado à preservação da memória da imigração italiana em São Paulo.


Para alcançar esse objetivo, a nova direção está empenhada em captar recursos para viabilizar a revitalização do museu e estabeleceu as metas principais a serem alcançadas: restauro da casa (fachada, telhado e restauração interna); restauro do acervo (objetos, fotos e documentos); aquisição de equipamentos de informática; digitalização do acervo (fotos e documentos); implantação de cantina-escola (para cursos de gourmet); elaboração de cursos de museologia, restauração, literatura e vídeo; instalação de loja de souvenires; elaboração do site Museu Memória do Bixiga; elaboração de um livro/catálogo contando a história do museu e do acervo; criação da Associação Amigos do Museu Memória do Bixiga.



Serviço:

Exposição: Museu Memória do Bixiga 30 Anos
Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional

Endereço: Avenida Paulista, 2073 ? Piso Térreo
Período: De 17 a 29 de maio de 2010
Horário: Segunda a Sábado das 9h às 21h/Domingos e feriados das 12h às 21h
Maiores informações: Valkiria Iacocca (11) 9942-8796 / (11) 3178-4611 / (11)
3253-9338


Museu Memória do Bixiga
Rua dos Ingleses, 118 Bela Vista São Paulo - SP
55 11 3262.3156
museudobixiga@gmail.com

Um comentário:

  1. Olá!!!

    Estou a procura de personagens para reportagem.
    A pauta é sobre a torcida para a copa do mundo e preciso de um casal, um de origem italiana e outro do Brasil, para falar de como é na hora de uma jogo entre os dois países. Pra quem torcer? Alguém que vcs conheçam para indicar? é urgente!
    Será publicado em uma importante publicação da comunidade italiana presente nos dois países.
    grazie

    ResponderExcluir