segunda-feira, 15 de março de 2010

O Museu Memória do Bixiga inicia campanha para sua revitalização


Fundado em 1981 por Armando Puglisi o "Armandinho do Bixiga", e Paulo Santiago, o Museu Memória do Bixiga é considerado o primeiro museu de bairro da cidade. Em sua sede, na Rua dos Ingleses, 118, uma casa tombada pelo patrimônio histórico, é possível admirar um rico acervo de fotos e documentos que registram boa parte da história da imigração italiana no Bixiga, além de uma grande variedade de objetos utilitários, rádios antigos, brinquedos, que pertenceram aos primeiros moradores do bairro, e uma pequena coleção de objetos pessoais de Adoniran Barbosa doados pela família. Após o falecimento de Armandinho, seu idealizador, o museu passou a enfrentar sérias dificuldades, até fechar as portas em 2008.

Como o processo de deterioração do imóvel e do acervo vinha se agravando, um grupo de moradores e simpatizantes do bairro sugeriu a formação de uma nova diretoria, que assumiu em dezembro de 2009, com o objetivo de ajudar na recuperação do patrimônio cultural deixado pelo Armandinho, por sua mulher dona Lela e a filha Maria Paula: a família Puglisi.

A nova direção está empenhada em captar recursos para viabilizar a revitalização do museu e estabeleceu as metas principais a serem alcançadas: restauro da casa (fachada, telhado e restauração interna); restauro do acervo (objetos, fotos e documentos); aquisição de equipamentos de informática; digitalização do acervo (fotos e documentos); implantação de cantina-escola (para cursos de gourmet); elaboração de cursos de museologia, restauração, literatura e vídeo; instalação de loja de souvenires; elaboração do site Museu Memória do Bixiga; elaboração de um livro/catálogo contando a história do museu e do acervo; criação da Associação Amigos do Museu Memória do Bixiga.

Eventos rumo aos 30 anos

Em 2011, quando o Museu Memória do Bixiga completa 30 anos de sua criação, também será comemorado o "Ano da Itália no Brasil". Portanto, tornou-se prioridade a recuperação do único local dedicado à preservação da memória da imigração italiana em São Paulo.
Para o lançamento da campanha "Museu do Bixiga 30 Anos" serão desenvolvidas várias atividades:

Café da Manhã - Dia 18 de março de 2010 - Quinta-feira - Das 9:00 às 11:00 horas
Café da manhã para a imprensa e convidados para divulgar a campanha "Museu do Bixiga 30 Anos".
Local: Museu Memória do Bixiga - Rua dos Ingleses, 118 - Bela Vista

Exposição - Dia 27 de março de 2010 - Sábado - A partir das 10:00 horas
Inauguração da exposição "Memória do Bixiga", com parte do acervo do museu, organizada pelo escritório do arquiteto Julio Abe, que no passado realizou o evento "Museu de Rua do Bixiga", que serviu de inspiração para Armando Puglisi idealizar o Museu Memória do Bixiga.
Local: Espaço Cultural Novolhar - Rua 13 de Maio, 361 - Bela Vista

Gnocchi da Sorte - Dia 29 de março de 2010 - Segunda-feira - Às 20:00 horas
Para a apresentação da metas e objetivos da nova diretoria, no dia 29 de março de 2010, às 20 horas, será promovido um jantar, onde será servido o tradicional "Gnocchi da Sorte", na Cantina Roperto. Na ocasião será apresentado o plano de revitalização do museu e será criada a Associação Amigos do Museu Memória do Bixiga. Após o jantar será realizado um leilão de arte com a renda revertida para o museu. Entre os presentes serão sorteados um fim de semana para duas pessoas em hotel credenciado oferecido pela RDC - Férias, Hotéis e Turismo; uma noite com pizza e vinho, para duas pessoas, na Veridiana Pizza Bar, e duas obras de arte dos artistas plásticos Inos Corradin e Luiz Martins. As adesões custam R$ 100,00 por pessoa com direito ao jantar e uma camiseta/convite, e podem ser feitas pelos telefones (011) 99428796 - 32539338 - 28945782 - 80345134.
Local: Cantina Roperto, Rua 13 de Maio, 634 - Bela Vista

Para maiores informações:
Valkiria Iacocca - (011) 99428796 - 32539338
Maria Rosa Caldas - (011) 28945782 - 80345134

Clique na imagem abaixo para ampliar o convite virtual.

8 comentários:

  1. Muito sucesso, que em pouco tempo o Museu do Bixiga esteja do jeitinho que o saudoso Seu Armandinho gostaria !!!

    Conheci ambos na década de 80, e me tornei fã !

    Boa sorte !

    ResponderExcluir
  2. Eu asci em Sampa, muito cedo fui levado daqui, espero um dia voltar.
    E quando voltar, quero muito participar desta comunidade, rever os cenários que ainda estão gravados em meus olhos, sentir a atmosfera nostalgica que somente os paulistanos de nascimento ou de coração conseguem perceber. E assim, encher meu coração do amor que esta cidade me inspira.

    ResponderExcluir
  3. Ah...e claro, ia esquecendo os sabores...as massas... as mulheres... amassas...amore mio.
    Sucesso, até um dia!

    ResponderExcluir
  4. Oi gostaria que conhecessem o meu blog sobre São Paulo e o Bixiga. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Estou fazendo um tcc sobre o Madame Satã Bar, que está localizado no Bexiga.
    Queria muito fazer uma gravação dentro do casarão, entretanto, não encontro o dono do imóvel. Gostaria de saber se vocês conhecem ou tem alguma dica de como achá-lo?

    Obrigada

    Milena Mogi
    milis.mogi@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde, primeiramente parabens pelo site esta de parabens, não sei exatamente com quem falar, sou aluna de turismo cursando o 6 semestre na faculdade nove dejulho mais conhecida como uninove e estou realizando meu tcc sobre o bairro do bexiga e gostaria muito que alguém pudesse me dar um retorno para que possamos enriquecer o nosso trabalho com mais informações desse bairro maravilhoso segue meu telefone 35148230/63165841 por favor me retorne esse trabalho é muito importante e sua ajuda nós ajudara muito no aguardo atenciosamente irani viana.

    ResponderExcluir
  7. Sou novo morador do bairro, e gostaria de entender porque existe tanto lixo na rua?

    Grato,

    Samuel

    ResponderExcluir
  8. Grupo Teatral Mania das Artes
    grupoteatralma@ig.com.br

    Jaçanã, Trem-das-Onze, Adoniran Barbosa, Bexiga, Demônios da Garoa. Falar de um desses isoladamente é impossível. Por isso o Grupo Teatral Mania das Artes projeta pôr este tema em discussão, reunindo, num só evento, falas, imagens e admiradores. Quem se propuser a, juntos, enfrentar o desafio, seja nosso parceiro.

    ResponderExcluir